20 anos de música contemporânea
20 ANOS DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA
26 de março de 2026
21h00
M/6 | BILHETES : 5,00 EUROS
Síntese – Grupo de Música Contemporânea
Constituído em 2006, o Síntese – Grupo de Música Contemporânea (Síntese – GMC) é um dos mais activos grupos de música contemporânea em Portugal. Desde a sua fundação fez a estreia absoluta de mais de 70 obras, na sua maioria resultado de encomendas a compositores portugueses ou radicados em Portugal de diferentes gerações e visões estéticas, tais como João Pedro Oliveira, Cândido Lima, Eduardo Luís Patriarca, Hugo Vasco Reis, Sérgio Azevedo, Pedro Amaral, Christopher Bochmann, Amílcar Vasques Dias, José Carlos Sousa, Jaime Reis, Dimitris Andrikopoulos, Fernando Lapa, António Chagas Rosa, Ângela Lopes, Ana Seara, Vasco Mendonça, Sara Carvalho, Inès Badalo, Tiago Derriça, Carlos Marecos ou Ângela da Ponte, entre muitos outros.
O Síntese estreou também a peça Itinerario do compositor espanhol Jesús Torres, uma encomenda da Sociedad Filarmónica de Badajoz no âmbito do XII Ciclo de Música Actual daquela cidade.
Desde 2007 tem vindo a organizar festival homónimo “Síntese”. Nas suas 19 edições este festival contou com nomes relevantes da cena musical contemporânea nacional e internacional, para além de um conjunto de actividades de natureza pedagógica e de enquadramento no meio social em que se realiza.
Entre as actividades pioneiras do Síntese – GMC destacam-se a realização do projecto de criação em contexto comunitário rural “Vanguarda na Aldeia” e o Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.
O Síntese – GMC levou já a música contemporânea portuguesa a Madrid, Sevilha, Badajoz (Espanha), Estrasburgo (França), Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia (Brasil), Olomouc (República Checa), Milão (Itália), La Habana (Cuba), Thessalonica (Grécia) e Harbin (China).
O Síntese – GMC editou dois CD: “2010”, com obras de C. Bochmann, A. Vasques Dias, J. Carlos Sousa e E. Patriarca (em 2010), e “Poiesis”, com obras de A. Chagas Rosa, C. Bochmann, A. Pinho Vargas e F. Lapa (em 2019).
O Síntese mantém relações estreitas com vários municípios portugueses, conservatórios, escolas profissionais de música, e universidades como a Universidade Politécnica ESART de Castelo Branco.
O trabalho do Síntese foi reconhecido pelo Governo Português e o grupo é financiado pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto para os quadriénios de 2023 – 2026, e de 2027 – 2030.
Equipa Criativa e Artística
Maestro
Yan Mikirtumov
Voz Soprano
Helena Neves
Saxofones
Carlos Canhoto
Acordeão
Francisco Martins
Violino I
Gustavo Delgado
Violino II
Alfeu Carneiro
Viola
João Mendes
Violoncelo
Rogério Peixinho
Produção
Síntese – Grupo de Música Contemporânea
Direção Executiva
Helena Neves
Direção Artística
Carlos Canhoto
Gustavo Delgado
Direção de Produção e Imagem
Alexandre Costa
Design
Ana Lobo
Apoio
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto
DGArtes – Direção-Geral das Artes