Festival MIA
FESTIVAL MIA
11 a 13 de julho de 2025
Sexta – 12h00 e 18h00
Sábado e Domingo – 16h00 e 18h00
M/6 | ENTRADA GRATUITA PELA RUA DA ALEGRIA, 503 (ATÉ AO LIMITE DA LOTAÇÃO DA SALA)
O Festival MIA regressa para a sua terceira edição, entre os dias 27 de junho e 15 de julho de 2025, com uma programação que volta a afirmar a criação artística contemporânea no contexto do ensino superior e da prática performativa emergente.
Este ano, o MIA expande-se por quatro espaços de referência: a ESMAE, a Casa da Música, a Fundação Marques da Silva e, pela primeira vez, a Igreja da Misericórdia de Vila do Conde — reforçando o compromisso do festival com a descentralização cultural e a valorização do património arquitetónico como espaço performativo.
Ao longo de três semanas, o público poderá assistir a recitais que refletem a diversidade técnica e conceptual das novas gerações de intérpretes e criadores. O Festival MIA constitui-se assim como um espaço de experimentação e partilha entre estudantes, comunidade académica, profissionais do setor e o público.
“Enquanto curso de especialização em interpretação artística, o MIA (Mestrado em Interpretação Artística) integra os alunos do nível mais avançado em performance musical da ESMAE. O Festival MIA é uma oportunidade única para ficar a conhecer estes alunos, futuros músicos profissionais, dentro e fora de portas. A heterogeneidade da programação é uma característica marcante e distintiva do Festival MIA. Da música antiga à contemporânea, todos os recitais oferecem programas escolhidos de forma única e individual, revelando-se uma excelente oportunidade para ficar a conhecer a diversidade e o alcance das atividades musicais desenvolvidas na ESMAE, uma escola que se afirma como uma referência nacional e internacional na busca pela excelência artística”.
Texto escrito por: Gonçalo Andrade, Diogo Bidarra, Lúcia Lopez e Pedro Marques, alunos do MIA.
