A Virtude do Diabo
A VIRTUDE DO DIABO
3 de maio de 2025
21h00
M/6 | BILHETES : 5,00 a 7,00 EUROS
Mauro Martins
Nascido na Suíça em 1995, Mauro Martins é um músico português que deu os primeiros passos na música aos 10 anos, numa Banda Filarmónica. Entre 2010 e 2016, frequentou a Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde estudou com os professores Nuno Machado, Ricardo Antão, Luís Oliveira, entre outros. Concluiu com distinção o Curso Básico de Instrumento e o Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, obtendo a nota máxima nos recitais finais de ambos. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, sob a orientação do professor Sérgio Carolino, onde voltou a alcançar a nota máxima no recital final de licenciatura.
Mauro Martins foi premiado em diversos concursos internacionais, destacando-se o 1.º lugar no Concours International de Saxhorn, Euphonium et Tuba de Tours, em 2019 (França). É frequentemente convidado para integrar júris de prestigiados concursos. Apresenta-se com regularidade em recitais a solo e concertos em festivais de renome, assim como em conceituadas salas de espetáculo em países como Bélgica, China, Colômbia, Espanha, EUA, Países Baixos, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia, Tailândia, entre outros.
Devido ao impacto da sua arte, Mauro Martins já gravou dois CDs e é artista associado das marcas Adams Brass, Brass Lab Momo e Denis Wick Products. Atualmente, leciona em várias escolas na cidade de Harstad (Noruega), dá aulas particulares e realiza masterclasses em várias partes do mundo.
Bernardo Pinhal
Bernardo Pinhal é pianista e cantor, natural de Matosinhos. Concluiu a licenciatura em Piano na ESMAE, no Porto, em 2011, sob a orientação do professor Miguel Borges Coelho. Prosseguiu os seus estudos com Dimitri Bashkirov na prestigiada Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, e mais tarde na Hochschule für Musik Basel, com Claudio Martínez Mehner, com quem concluiu, em 2016, o Mestrado em Performance, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou ainda com Denis Lossev, Marta Gulyás, Luís Fernando Pérez e Anton Kernjak, tendo sido distinguido em diversos concursos nacionais e internacionais, como o Concurso Internacional Santa Cecília (1.º prémio), o Concurso Internacional de San Sebastián (2.º prémio), o Concurso AGEAS (1.º prémio em duo com o pianista Sérgio de A) e o prémio de Melhor Pianista Acompanhador no Concurso Internacional de Canto de Lousada.
Como cantor, foi aluno dos professores Deolinda Resende, Luís Rendas Pereira e Elisabete Matos. É membro do Coro Casa da Música e dos Capella Duriensis, colaborador habitual dos Moços do Coro e da Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita, além de músico-performer do Quarteto Contratempus.
A sua atividade artística compreende ainda inúmeras colaborações em grupos de música de câmara, acompanhando renomados solistas em festivais como o LizBrass e o Gravíssimo!. Dedica-se igualmente à ópera contemporânea e à produção do seu primeiro álbum de art rock, composto exclusivamente por música da sua autoria.
O Duo distingue-se pela sua versatilidade rara, que transcende fronteiras no universo da música clássica, combinando um lirismo refinado com grande virtuosismo — ora marcado por uma sonoridade groovy, ora de expressão puramente clássica. O ensemble já se apresentou em conceituados festivais, como o LizBrass, o Gravíssimo! e o Música nas Freguesias, evento promovido pelo Maestro António Victorino d’Almeida. Em 2022, lançou o álbum Flow — o primeiro disco gravado em Portugal dedicado exclusivamente ao repertório para eufónio e piano. O Duo conta ainda com vários vídeos produzidos em parceria com as marcas que representam Mauro Martins e acaba de gravar um segundo álbum, que será igualmente lançado em formato vídeo. O recital que aqui se apresenta integra algumas obras do primeiro disco, reportório recente e inclui ainda um momento a solo de piano.
Programa
Gilles Rocha (n. 1988) Blind Spot
Sigvart Dagsland (n. 1963) Michelangelo
Telmo Marques (n. 1963) Waxed Floor
Thomas Doss (n. 1966) Pulse
António Victorino d’Almeida (n. 1940) Sonata para piano n⁰ 2 opus 24
I. Scherzo
Yvan Lagger (n. 1971) The Devil’s Virtuosity
Paul Lovatt-Cooper (n. 1976) With His first Breath
Frank Bridge (1879-1941) Meditation
Roland Szentpali (n. 1977) Pearls (I. Andamento – Ducati SPS 916)