Onde está a Justiça?

ONDE ESTÁ A JUSTIÇA?

28 de fevereiro de 2025

21h00

ENTRADA GRATUITA (ATÉ AO LIMITE DA LOTAÇÃO DA SALA) | RUA DA ALEGRIA, 503

ONDE ESTÁ A JUSTIÇA? retrata o percurso de um homem que vivia do seu trabalho, do amor pela sua família, da forma justa como entendia a vida, do “seu inato sentimento de justiça”. Assim começa a história de Michael Kohlhaas, o rebelde, na sua procura por justiça contra um barão déspota, sempre confrontado com a justiça deturpada do poder dos que mandam e dos que não mandam, mas opinam e julgam, a qual abafa, esmigalha e enlouquece. Um tema que perfura a linha temporal e aparece aos nossos olhos como atual.

O guião que construímos percorre a história de Kohlhaas, sempre alternando com a de cada um de nós: Quantos Kohlhaas cabem em cada um de nós? Quantos de nós cabem em Kohlhaas? Como se transforma a honestidade em crueldade? Porque tarda a justiça? Qual a linha que nos coloca do outro lado da justiça? O sentimento da justiça… O sentimento da injustiça… Um coletivo que carrega a sua própria história, veste, despe e volta a vestir diferentes personagens.

Fizemos muitas perguntas e exploramos a personagem ‘Kohlhaas’ e a sua procura por uma justiça que lhe devolva a vida. Colocamo-nos na sua pele, como se todos tivéssemos um pouco de Kohlhaas, e multiplicamos a personagem independentemente do corpo, da idade ou do género.

Qual a linha que separa a quietude da inquietude? Uma companhia de teatro amador que aceita o desafio de construir um espetáculo que coloca todos os envolvidos fora da zona de conforto é algo inspirador. Este espetáculo carrega a força e a subtileza da coragem de arriscar, de descobrir novos limites de uma identidade artística e de, em coletivo, ‘criar’. Mesmo com o medo do desconhecido. Aceitamos o medo e avançamos.

Fizemos muitas perguntas, procuramos respostas e continuamos a perguntar.

Sónia S. Barbosa

Equipa Criativa e Artística

Encenação
Sónia S. Barbosa

Coletivo
Ana Leitão, António David Ferreira, António Peixoto, Cristina Almeida, Eduardo Brandão, Gabriela Lança, Irene Magalhães, Joaquim Moreira, Nelson Leitão, Raphaela Amici, Sónia S. Barbosa e Tiago Gomes

Interpretação
Ana Leitão, António David Ferreira, António Peixoto, Cristina Almeida, Gabriela Lança, Irene Magalhães, Joaquim Moreira, Nelson Leitão, Raphaela Amici e Tiago Gomes

Cenografia
Coletivo

Luz
Eduardo Brandão
Sónia S. Barbosa

Som
Sónia S. Barbosa

Agradecimentos
Claire Binyon
Cláudia Marisa Oliveira
Companhia de Teatro La Maria
ESMAE-Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Hélder Maia
João Leitão
Jorge Salgado Correia
Luís Grifu
Mónica Melo
Margarida Garcia
Pé de Vento
Pedro Fiuza
Poliksena Hardalova
Rui Pinto Leite
Teatro Municipal do Porto (Ana Cristina Vicente, Rute Pimenta)
TEP
TUP
Às famílias de todos os elementos do CTR