CAMINHOS

CAMINHOS

RECITAL DE COMPOSIÇÃO DE DIANA ANDRASHENKO
E MARIANA MARQUES COELHO

– 11 de julho – 

Terça-feira , 11 de julho – 21h30

Entrada Gratuita * (até ao limite da lotação da sala)

* entrada pela ESMAE – Rua da Alegria, 503

Os caminhos de Diana Andrashenko e de Mariana Marques Coelho cruzaram-se pela primeira vez em 2015, aquando da vinda de Diana para Portugal, mais concretamente para Vila do Conde (cidade vizinha da Póvoa de Varzim, onde Mariana cresceu). Foi através da música que esse encontro se sucedeu. Diana ingressou na mesma escola básica e secundária em que Mariana estudava. Ambas frequentavam a atividade de música, com horários seguidos, o que permitiu que daí tivessem surgido muitas improvisações e uma enorme vontade de partilhar música uma com a outra. No ano seguinte, Diana acabou por mudar de escola, de modo a dar continuidade aos seus estudos na música de forma oficial. O percurso na música de Mariana manteve-se tanto na Escola de Música da Póvoa de Varzim, como na sua escola básica e secundária, onde sempre também estudou música. Anos mais tarde, os caminhos de Diana e Mariana voltaram a cruzar-se na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Porto, resultando, em último, neste Recital Final de Licenciatura: Caminhos.

 

Biografias

DIANA ANDRASHENKO
Diana Andrashenko, natural da Ucrânia, nasceu em Pyryatyn de Poltavska oblast. Começou os seus estudos musicais em piano aos 7 anos na Escola de Música e Educação Estética. Em 2016, continuou o seu percurso musical no Conservatório de Música de Vila do Conde, onde concluiu o 8º grau de piano, em 2020, sob a tutela da professora Teresa Bento, tendo também tido aulas de Análise e Técnicas de Composição com o professor Eduardo Luís Patriarca. No mesmo ano, ingressou na Licenciatura de Composição da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, onde estudou, enquanto aluna de composição individual, com os professores Pedro Santos e Dimitrios Andrikopoulos. Atualmente está a estudar com a professora Ângela da Ponte. Nas suas composições é de destacar a exploração de diferentes técnicas, especialmente, a notação gráfica, criação por camadas texturais e desenvolvimento contínuo/gradual do material.

 

 

MARIANA MARQUES COELHO
Mariana Marques Coelho é compositora, da Póvoa de Varzim, nascida em 2001. Começou a estudar piano aos 4 anos num registo mais informal. Em 2010, iniciou os seus estudos na Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde conclui o 8º grau de piano. Atualmente, encontra-se a frequentar o último ano da Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, tendo estudado sob orientação dos professores Daniel Moreira, Dimitrios Andrikopoulos, Pedro Santos e Rui Penha. Enquanto compositora, interessa-se por explorar a conjugação da música com as diferentes áreas artísticas como a dança, a poesia, o teatro, o cinema e a multimédia. A mediação de públicos é também um dos tópicos do seu interesse, tendo também como objetivo a criação e dinamização de projetos pedagógicos e de arte participativa que levam a música contemporânea, e em geral as diferentes áreas artísticas, a novos públicos.