Liberdade Non-Stop
LIBERDADE
NON-STOP
– 2 de maio –
Domingo, 2 de maio – 11h00
M/6 | BILHETES : 5€
No dia 25 de Abril de 2020 a classe de Canto do Curso de Música Antiga da ESMAE (CMA) fez uma audição online para todos a comunidade do CMA. Nesta medida, aquele grupo de jovens cantores preparam vídeos, de formato livre, que espelharam (e muito) o momento que estávamos a viver. Chamei-lhe de “Liberdade Non-Stop” porque, apesar de enclausurados e privados do contacto e comunhão com aqueles com quem mais gostamos de fazer música, é nestes momentos que por vezes a nossa imaginação vai mais longe.
Não eram as circunstâncias a que estamos habituados a fazer música e, acrescente-se, nada sabíamos sobre o futuro. Mas esta é uma certeza que sempre existe, com ou sem pandemias: nada sabemos sobre o futuro. E, por mais desalento que se possa instalar nas nossas vidas, por mais incertezas que nos enfrentem, importa (pros)seguir e continuar a mentalizar e a materializar, gradualmente, os nossos sonhos. Importa, sim, continuar a cantar e a fazer música.
Neste ano, e continuando a viver circunstâncias idênticas acrescidas -positivamente – de algumas esperanças, apresentamos o concerto “Liberdade Non-Stop – parte II” no Teatro Helena Sá e Costa, a 2 de Maio. Celebramos, assim, o retorno à performance no palco, à presença do público e à partilha da música que os cantores do CMA estão a preparar no presente semestre.
Magna Ferreira
Antonio Vivaldi (1678-1741) Filiae Maestae Jerusalem, RV 638Programa
- Filiae Maestae Jerusalem (A1dagio – RECIT. Accompagnatto)
- Sileant Zephyri (Largo – ARIA)
- Sed Tenebris Diffusis (Adagio- RECIT. Accompagnatto)
Recitativo Figli del mesto cor
Ária Son pur le lacrime
Ópera Giulio CesareÁria “Va tacito e nascosto”
Inês João Campos – MezzosopranoProf. Júlio Dias – Cravo Domenico Zipoli (1688-1726) Cantata O Daliso, da quel dì che partisti Recitativo e ária Per pietade aure serene Louis-Nicolas Clérambault (1676-1749) Cantata Orphée Recitativo Le fameux chantre de la Thrace Ária Fidelles Echos de ces Bois Recitativo Mais que sert a mon desespoir Ária Allez Orphée Rosário Tormenta – Soprano João Távora – Flauta de Bisel Prof. Júlio Dias – Cravo Jean-Philippe Rameau (1683-1764) Hippolyte et Aricie Recitativo Pour l’auteur de mes jours Ária Quel biens! Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) Intermezzo La Serva Padrona Recitativo Di me, ch’ho più flemma d’una bestia Ária Sempre in contrasti con te si sta Miguel Barreira – Barítono Prof. Júlio Galvão – Cravo Giovanni Bononcini (1670-1747) Cantata Gia La Stagion d’Amore Recitativo Gia la stagion d’Amore Ária Vaghe rose aprite il seno Recitativo Pastorella gentile Ária Ochi vezzosi Francisco Ricardo – Alto Ana Sousa – Viola da Gamba Prof. Júlio Dias – Cravo
Georg Friedrich Händel (1685- 1759)
Ópera Giulio Cesare
Recitativo e ária E pur cosi… Piangero la sorte mia
- G. Kapsbergerg (1580-1651)
Ária Ancora il re nasce piangendo
Carolina Bermejo – Soprano
Francisca Brum – Violino Barroco
Miguel Azevedo – Teorba
Prof. Júlio Dias – Cravo
Louis-Nicolas Cléramblaut (1676-1749)
Cantata Le Jaloux
Ária Revien printemps
Ária Je consens
Recitativo Helas! Pour mon coeur
José Carlos Mateus – Tenor
Francisca Brum – Violino Barroco
António Cucu – Violoncelo Barroco
Miguel Azevedo – Teorba
Prof. Júlio Dias – Cravo
- Carissimi (1605-1674)
Lamento di Maria Stuarda
Eunice Abranches d’Aguiar – Soprano
Ezekiel Martins – Teorba
Prof. Júlio Dias – Cravo
Prof. Xurxo Varela – Viola da Gamba
Jean-Baptiste Lully (1632-1687) – Cadmus et Hermione
Amour voy quels maux tu nous fais (Ária de Hermione)
Jean-Baptiste Lully (1632-1687) – Atys
Espoir si cher, et si doux (Ária de Cybele)
Michel Lambert (1610-1696)
Ma Bergere est tendre et fidele
Bianca Alves – Soprano
Francisca Brum – Violino Barroco
Francisco Cymbron – Violino Barroco
Leonor Sá – Violoncelo Barroco
Pedro Martins – Alaúde/Teorba
Prof. Júlio Dias – Cravo
Professoras da Classe de Canto do CMA
Magna Ferreira, Catarina Costa e Silva, Ana Mafalda Castro.