O dia…
O DIA EM QUE TODAS AS PUTAS FORAM JOGAR TÉNIS
15 de março de 2025
21h00
M/14 | BILHETES : 5,00 a 10,00 EUROS
A acção de The Day the Whores Came Out to Play Tennis, de Arthur Kopit, passa-se num exclusivo clube de ténis – Clube de Campo do Vale Cerejas, numa alusão ao clássico O Cerejal, de Tchekhov – quando um grupo de prostitutas chega de Rolls Royce e invade os cortes.
Os directores reúnem-se para resolver o problema, mas são incapazes de chegar a acordo sobre como lidar com as mulheres.
A ponte entre estes homens de classe alta e as invasoras (“the hoi polloi”, na expressão de um deles) é feita por Duncan, o mordomo, que representa dois outros segmentos marginalizados: a classe dos servos e (por insinuação) a população homossexual.
A peça explora temas de classe, poder e sexualidade – enquanto os homens lutam para manter o controlo sobre a situação, as mulheres afirmam a sua própria agenda.
Arthur Kopit, dramaturgo americano recentemente falecido, cujos textos frequentemente abordam temas políticos e sociais, foi muito pouco representado em Portugal; a Casa da Comédia, porém, apresentou uma uma delirante comédia negra da sua autoria, “Oh papá pobre papá a mãe pendurou-te no armário e eu estou tão triste”.
Este The Day the Whores…, contudo, permanece de uma actualidade contundente, sem deixar de explorar o humor negro, a sátira dos costumes, o terrorismo verbal.
50 anos após o 25 de Abril, continua a ser necessário que as putas ocupem os cortes de ténis.
Luzia Paramés

Equipa Criativa e Artística
Texto
Arthur Kopit
Encenação
Luzia Paramés
Tradução
Luzia Paramés
Interpretação
Álvaro Faria
César Melo
Diogo Graça Fouto
Fernando Rebelo
Jaime Soares
Yoann Auboyneau
Teasers
César Melo
André Paramés
Luz e Som
Sandro Esperança
Fotografia
Maria Lázaro
Apoio à Produção
Sofia Bravo
Registo Vídeo
Cristina Antunes
Acolhimento
Companhia de Teatro Extremo
Apoios
Fundação GDA
Câmara Municipal de Almada
Co-Produção
Associação Gandaia