Calendulário

CALENDULÁRIO

2 de novembro de 2024

21h30

M/6 | ENTRADA GRATUITA (ATÉ AO LIMITE DA LOTAÇÃO DA SALA) 

“Esta obra, fruto da minha Form(a)ção Criadora, tese criada no âmbito do mestrado em Composição, reúne a sua inspiração entre o meu fascínio pela planta calêndula e o pensamento morfológico goethiano, expresso no seu conceito de Bildung —  i.e. “aquele que designa tanto o que é produzido como o que está em vias de o ser”; in Goethe, A Metamorfose das Plantas. Esta obra é pensada como experiência heurística cuja transformação acontece em, e através de mim, metamorfoseando os materiais que a compõe — a saber, o ensaio poético, e a obra musical. Calendulário explora, assim, a acção que vai fixando a forma, no processo criativo. 
A concretização desta obra, enquanto acto criador, deu-se pela abertura de caminhos por meio do crescimento e reprodução, em simultâneo, de todas as ideias, vontades, subtilezas e imprevistos.
A força do momento vivo é o ponto essencial deste projecto, sendo pela reunião de todas as fracturas orgânicas expostas (poéticas, musicais, e outras que pertencem à esfera do invisível) que o projecto morfológico de aperfeiçoamento e reprodução da obra se dá. As superfícies sonoras, literárias, íntimas, circunstanciais, acusadas em cada nervura que se toca com outra, podem percepcionar-se como uma metamorfose, uma possibilidade de muitas, numa escrita musical que escuta intuitivamente, cuidadosamente conectada e silenciosamente aceite. Form(a)ção Criadora é lugar poético e passagem musical – a possibilidade da calêndula enquanto prefiguração simbólica e transfiguração artística.”
(Catarina Sá Ribeiro, Outubro de 2024)

Equipa Criativa e Artística

Composição
Catarina Ribeiro (n. 1990)

Direção
Marco Pereira

Violoncelo
Beatriz Machado

Clarinete
Eduardo Seabra

Harpa
Frederica Vieira Campos

Voz
Joana Alhau

 

 

Guitarra Elétrica
Marco Moura

Piano
Marta Nabais Leite

Violoncelo
Marta Nabeiro

Guitarra Portuguesa
Miguel Amaral

Saxofone Alto
Rafael Gomes

Percussão
Rodrigo Allen

Flauta
Teresa Costa

Fotografia
Manuela Sá