HÁ FADO NA ESMAE

HÁ FADO NA ESMAE

Colectivo da UC “Fado, Interpretação e Conceitos”

Direção Musical Artur Caldeira
Participação especial Daniel Paredes

– 1 de junho – 

Quinta-feira , 1 de junho – 21h33

M/6 |  BILHETES : 5€ 

Há Fado na ESMAE” é um concerto construído no âmbito da unidade curricular opcional “Fado – Interpretação e Conceitos”. Esta unidade curricular surge da vontade de, em meio artístico académico, atenuar o constructo social divisionário entre as músicas populares e as músicas “sérias” ou eruditas. Atreve-se mesmo a especular sobre o secreto convívio entre as mesmas, tal como as classes sociais se cruzavam secretamente nos convívios fadistas mais marginais do séc. XIX. Diz o poema de um fado que “o Conde de Vimioso tangia nas guitarradas” e, afinal, o “embuçado” era nada mais, nada menos, que El-Rei de Portugal, havendo lugar a beija-mão real, para depois se cantar o Fado.

Após algumas noites no Café Concerto Francisco Beja e um concerto no auditório do Museu do Fado, em Lisboa, sempre com salas lotadas e as melhores críticas, atrevem-se agora algumas dezenas de alunos desta opcional (são mais de 80 os inscritos) a trazer o seu trabalho ao palco do Teatro Helena Sá e Costa, havendo lugar para o Fado mais tradicional acompanhado com Guitarra Portuguesa e Guitarra Clássica (ou Viola de Fado) e a arranjos mais elaborados para diversos ensembles de instrumentos, com ou sem voz.

A unidade curricular é orientada por Artur Caldeira e coadjuvada por Daniel Paredes, que também participam como guitarristas, com a direção musical a cargo do primeiro.