A VERDADE

A VERDADE

– 11 e 12 de fevereiro – 

Sexta-feira , 11 de fevereiro – 21h00
Sábado, 12 de fevereiro – 21h00

M/12 |  BILHETES : 5 a 7€ 

A VERDADE – é um espetáculo Cabaré-Crime sobre o feminismo1, que satiriza o papel da Mulher (com M grande) durante toda a história do Homem (com H grande). Nesta proposta mordaz, duas mulheres reivindicam uma narrativa – cada uma à sua maneira, no seu tempo, no seu espaço e ao seu ritmo. Tudo isto, na perspetiva de revelar o segredo de um misterioso crime: de quem é o sangue presente nas suas mãos e roupas? Mas calma, tudo é espetáculo! Tudo é show! Será mesmo que existe sangue? Decerto que tudo não passará de um mal-entendido, e este será apenas mais um show de cabaré a que estamos todos habituados. O que pode correr mal? Não é como se elas se pudessem começar a aperceber das amarras do dispositivo, e começassem a questionar toda a verdade em seu redor… certo?

Assinado: um homem

 

Aviso: Este espetáculo não passa o teste de Bechdel2.

 

1 Feminismo [fe-mi-nis-mo] (nome masculino; singular): Quando duas ou mais mulheres se juntam, normalmente numa queima de soutiens, para tentar alcançar algo à custa dos direitos e prazeres dos homens. Felizmente, os membros do movimento são de fácil identificação: geralmente usam calças, não cozinham nem passam a ferro e compram giletes na secção masculina – mas para decorar a casa, porque não fazem depilação.

2 Teste de Bechdel (segundo o Wikipédia) = “O teste de Bechdel pergunta/questiona se uma obra de ficção possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem. Algumas vezes se adiciona a condição de que as duas mulheres tenham nomes. Muitas obras contemporâneas falham o teste, o que é um indicativo de preconceito de género.”

A VERDADE

Ficha Artística

Encenação e Dramaturgia
Filipe Gouveia

Interpretação
Inês Villadelprat
Sara Maia

Bailarinos
Bernardo Alves
Gustavo Ramos

Música
Paulo Pires

Figurinos
Ana Catarina Silva

Cenografia
Rita Cruz

Coreografia
Daniela Ferreira

Design de Luz
Pedro Abreu

Operação de Luz
João Abreu

Design e operação de Som
Bernardo Bourbon

Produção Executiva
Mafalda Bastos

Produção
AGON

Parceiro institucional
Garantir Cultural / República Portuguesa – Ministério da Cultura

Apoios
Decormor

Agradecimentos
ACTION Performing Arts Center
Campus Paulo Cunha e Silva